RESPONSABILIDADE SOCIAL

MESTRES DA OBRA


Durante seus 16 anos de história, a Toledo Ferrari financia importantes projetos assistenciais que promovem o desenvolvimento social e incentiva o esporte.

A Toledo Ferrari, em parceria com a Associação Mestres da Obra, implanta ateliês de arte e música dentro dos canteiros de obra da empresa. O público-alvo são os próprios trabalhadores.

Para tanto, utiliza-se como matéria prima os diversos resíduos gerados no canteiro.As ferramentas, bem como os materiais aproveitados para as atividades nos ateliês, são os mesmos utilizados na obra civil, e a criação por sua vez, é fruto da imaginação de cada um dos trabalhadores

Assim,pintores, pedreiros, moldadores, eletricistas, soldadores e ajudantes passaram a olhar, de maneira inteiramente nova e lúdica, materiais de seu dia a dia como madeira, ferro, pedra, sacos de cimento, tintas, tubos de PVC, vergalhões e outros.

Os operários têm total liberdade para experimentar diferentes técnicas ou execuções,como desenho sobre desenho, tinta sobre madeira ou sobre placas de gesso e colagens. Eles aprendem a realizar esculturas, xilogravuras, pinturas e outras construções, que os ajudam ainda a conhecer um pouco sobre a história da arte e grandes artistas como Picasso, Monet, Rondin, Tomie Ohtakee tantos outros.

No seguimento da música, os operários aprendem teoria musical e produzem seus próprios instrumentos com os diversos resíduos gerados no canteiro. As aulas acontecem dentro do horário de trabalho, reforçando a responsabilidade social da Toledo Ferrari em valorizar a hora do operário como também produtor de cultura.

Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano de sua mão de obra civil, por meio da realização de projetos culturais nas áreas das artes visuais, do design, da música e da palavra. Os principais resultados a serem obtidos são o fortalecimento da cidadania, a autoestima, a qualificação dos ambientes de trabalho, o bem estar e a qualidade de vida.

Além do setor cultural, a Toledo Ferrari desenvolve inúmeros projetos de responsabilidade social, que incluem o apoio a entidades assistenciais. Entre suas ações recentes, destaca-se a construção de quadras poliesportivas e áreas de lazer infantil em creches e comunidades terapêuticas, além da elaboração do projeto e início da construção da Igreja para a Comunidade João Paulo II, em Itapecerica da Serra.

APOIO AO ESPORTE


A Toledo Ferrari colabora com projetos e entidades que têm o esporte como instrumento de inclusão social. Patrocina o time Mogi das Cruzes Basquete, ou simplesmente Mogi Basquete, atual campeão paulista e sulamericano.

CONSTRUÇÃO DE QUADRAS POLIESPORTIVAS


Por acreditar no esporte como instrumento de inclusão social, a Toledo Ferrari projeta e constrói quadras poliesportivas e áreas de lazer infantil em creches e comunidades terapêuticas.

Abaixo, algumas das instituições que apoiamos:

  • Casa dos Legionaries
  • Centro Espirita Antonio de Pádua
  • Clube de Campo de São Paulo
  • Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe
  • Escola Homero Vaz do Amaral
  • Sitio João Paulo II e Centro de Caridade